domingo, 8 de fevereiro de 2009

TROTE É INTEGRAÇÃO OU OPRESSÃO?

Você tem tido direito de decidir sobre o seu corpo? E o seu veterano?


Você se pinta? Alguém te pinta? Porque te pintam? É pra você ficar mais bonito, ou é pra marcar no seu corpo que agora ele é submetido aos que te pintam? (tipo cão, urina e poste, sabe?)


Teus veteranos são vilões? NUNCA QUIS DIZER ISSO! Mas te faço uma pergunta: O que teu veterano vai dizer/fazer, se você pedir a ele "me deixa te pintar também? igual você me pintou?"?


Se ele não quer ser superior a você, se ele quer apenas integrar você ao mundo universitário, pergunta pra ele porque a tinta dele no teu corpo integra mais do que a tua tinta no corpo dele. Só uma sugestão... pergunta... Eu acho que pintar teus veteranos vai fazer bem pra você, pra eles e pro curso de psicologia no qual tu tá entrando agora.


Seja bem vindo à psicologia, e questione as posições que tentam te impor. Não é porque pintam calouros há anos, que é assim desde o início do mundo. Se não foi sempre assim, é sinal de que as coisas mudam. Se as coisas podem mudar, porque não tentar formas de integração melhores do que as atuais e tão repetidas? Proponha isso para teus veteranos. Converse com eles! Se eles querem integrar, vão topar essa conversa amigável, não vão?


A tinta pode ser matéria prima para a arte, faça de teu corpo uma obra de arte, não objeto de um castigo. Às vezes, a tinta no trote é usada como via para a vingança. "Me pintaram quando eu era calouro, agora que eu sou veterano, eu é que pintarei"... Essa vingança apodrece por dentro quem pinta, e induz o pintado a repetir tudo no período seguinte. E eu espero que os teus veteranos não estejam querendo vingança.


Mas, por garantia, proponha a ele um trote diferente, em que a cada dia, a tinta e as outras matérias usadas, sejam objeto de um fazer artístico. Façam pinturas bonitas em seus corpos, nos de seus veteranos, chamem eles pra saírem pelo CAMPUS, pintados como vocês, ensinando o que é cada lugar. Mostre pra eles que vocês não precisam de segredos e surpresas para terem novas experiências. Para o calouro já é tudo novo, e isso é bom. Mas já que tem que ter ritual (e realmente é bom que tenha), que seja um ritual diferente, muito melhor do que foi no período passado. E que vocês façam algo melhor ainda no período que vem.


A psicologia pode escolher: Ou eu me torno aliada das repetições, da manutenção das práticas já vigentes, daquela velha opinião formada sobre tudo; Ou eu me alio à mudança, à inovação, à criação, à poesia de viver.


CALOURO DE PSICOLOGIA, QUAL DAS DUAS PSICOLOGIAS VOCÊ QUER VIVER?

3 comentários:

Victor Nunes Toscano disse...

Concordo com tudo o que vc escreveu zé, e inclusive o posicionamento que eu tive com os "meus calouros" foi de tentar integrar... tentei participar ao invés de mandar. Pintei a minha afilhada (nath D.) de nega maluca, perguntei se ela se importava e foi muito foda.

Mas só há uma coisa que eu me "oponho" pq essa coisa de QUAL DAS DUAS PSICOLOGIAS QUE VC VAI QUERER"?? De onde que vc tirou 2 psicologias?? Há várias, que podem existir de váááárias formas. Além do que, seria EXCELENTE se esse posicionamento fosse muito além da psi, que fosse de todo mundo e nao só do nosso curso!!

E VIVA a UFES... para todo mundo... até pq, quem sabe tudo e ainda nao é um pouco calouro??? hehehehe

Marina - psi - 8º periodo (só para vc saber quem foi)

Unknown disse...

Po, adorei o texto =) vou ver se pinto algum veterano no trote
hahahahhaa mas não por vingança, por favor!

aa, aqui é Lívia Fornaciari, caloura :D

Anezio Fernandes disse...

Victor, concordo com a tua oposição...

As duas psicologias na verdade são duas (entre muitas possíveis) posturas diante do fazer do psicólogo!

e acho que essas duas posturas realmente são possíveis diante de qualquer profissão, falei da psi só porque sou bairrista, hohoho!

Mas assino totalmente embaixo da tua oposição, aqui vai meu "mea culpa"! =)